quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Efeito Borboleta



Tudo o que acontece é resultado de coisas que aconteceram no passado, e estas também são consequências de outras coisas, e assim por diante. Pode-se observar, contudo, que mesmo as menores coisas, que julgamos sem importância, os mais ínfimos detalhes, geram uma sucessão de acontecimentos, que também geram outros acontecimentos, em uma cadeia de fatores e reações praticamente infinita. Cada molécula que se move pode mudar drasticamente o destino do Universo. 

A Teoria do Caos lida exatamente com isso. É uma teoria da física e da matemática, e portanto, não vou abordar seus aspectos práticos, somente os aspectos teóricos. A mais conhecida base dessa teoria é o Efeito Borboleta, um termo que se refere às condições iniciais da Teoria do Caos, analisada pela primeira vez por Edward Lorenz, em 1963. Segundo a cultura popular:

"O bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e talvez provocar um tufão do outro lado do mundo."
 Porém isso se mostra apenas como uma interpretação alegórica do fato. O que acontece é que quando movimentos caóticos são analisados através de gráficos, sua representação passa de aleatória para padronizada depois de uma série de marcações onde o gráfico depois de analisado passa a ter o formato de borboleta.

Observem essa cena de O Curioso Caso de Benjamin Button, que exemplifica muito bem o Efeito Borboleta.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A Saga da Humanidade



Olá! Eu gostaria de lhes apresentar o meu novo blog "A Saga da Humanidade", que será um guia de História Geral muito completo e interessante. Quem gosta de História não pode deixar de acessar!



Tempos difíceis estão por vir, e em breve, teremos que escolher entre o que é certo, e o que é fácil - Alvo Dumbledore