domingo, 2 de janeiro de 2011

System of a Down



System of a Down é uma banda de alternative metal, composta por quatro americanos descendentes de armênios: Serj Tankian(vocais, teclados), Daron Malakian (guitarra, vocais), Shavo Odadjian (baixo) e John Dolmayan(bateria). O grupo é conhecido pelas visões políticas e sociais que inserem nas letras de suas canções. Suas composições criticam duramente (e abertamente) as guerras (principalmente a Guerra do Iraque) e o governo de Bush, os demônios da televisão e das corporações de controle da mente, ou seja, o sistema mundial que impõe a alienação às pessoas, como sugere o nome da banda: System of a Down, algo como "abaixo ao sistema".
Como esperado de uma autêntica banda de ROCK, System of a Down traz o espírito de revolta e descontentamento com a sociedade atual, algo raro nos dias de hoje, época em que as pessoas sofrem com a alienação imposta pela mídia. 


Suas príncipais canções são "B.Y.O.B" (Bring Your Own Bombs, "Traga suas Próprias Bombas") uma dura crítica a Guerra do Iraque, e traz o seguinte questionamento: "Por que os presidentes não lutam nas guerras? Por que eles sempre mandam os pobres?". 

Estilo Musical

A variedade de estilo e nível de experimentação na música do System of a Down o tornou difícil de descrever, mas o grupo, em sua maior parte, manteve um estilo único em todo o seu corpo de trabalho. Este estilo tem sido chamado diversas vezes de metal alternativorock alternativoart rockrock experimentalhard rockheavy metalnu metalmetal progressivo e rock progressivo.
A banda não se considera parte do cenário do nu metal. O guitarrista Daron Malakian disse em entrevista à Guitar World se sentir satisfeito pela banda não ter sido levada para esse gênero. Durante um show em 2005 ele disse: "Costumam nos chamar de banda de nu metal, agora nos chamam de prog rock. Acho que vão dizer que nós somos qualquer coisa que seja popular."
Malakian declarou que: "Nós não pertencemos a nenhuma cena". De acordo com Tankian: "Para mim, System of a Down não é uma banda progressiva. [...] Mas não é um típico projeto pop, obviamente. Nós definitivamente prestamos atenção à música para se certificar de que não é algo que alguém já ouviu antes".
A banda já usou uma grande variedade de instrumentos, incluindo o bandolim elétricoguitarra barítonoguitarra acústicaudsitar e guitarra de doze cordas. As influências do grupo inclui músicas do Oriente MédioOzzy OsbourneDead KennedysFrank ZappaSlayerThe Beatles e Van Halen. O seu estilo musical tem sido comparado ao de Zappa. Malakian afirmou que: "Eu sou um fã de música. Eu não sou necessariamente um fã de uma banda qualquer." Dolmayan afirmou: "Eu não acho que soa como ninguém. Considero-nos o System of a Down." Odadjian afirmou:" Você pode nos comparar com quem você quiser. Eu não me importo. Comparações e rótulos não tem efeito sobre esta banda. Fato é fato: nós somos quem nós somos e eles são quem eles são".


3 comentários:

  1. cara eu adoro o sistem e tenho um blog de rock que as vezes falo sobre eles entra lá www.rockcentro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Tempos difíceis estão por vir, e em breve, teremos que escolher entre o que é certo, e o que é fácil - Alvo Dumbledore