domingo, 21 de novembro de 2010

Harry Potter


Recentemente, estreou no mundo todo o sétimo filme da franquia cinematográfica Harry Potter. Eu particularmente gostei muito do filme, o melhor até agora.

No entanto, não falarei deste filme, e sim da série Harry Potter como um todo.

Eu acompanho a série Harry Potter desde que tinha seis anos, quando li o primeiro livro (A Pedra Filosofal). Logo li o segundo livro (a Câmara Secreta), e depois vieram os filmes. Essa narrativa me fascinou muito, pois é capaz de transportar as pessoas para um universo fantástico e inimaginável, onde tudo é possível, capaz de cativar leitores de qualquer idade.

A série literária Harry Potter, escrita pela genial J.K Rowling, divide-se em sete partes, e conta a história de Harry Potter, um garoto que não sabe ao certo quem é, tentando descobrir o seu passado e se ajustar no mundo. Um personagem humanizado, frágil e sofrido, mas que apesar das dificuldades, mantêm-se perseverante e corajoso, ao lado de seus amigos que sempre o apoiam. Não é, portanto, um "herói" propriamente dito, alguém com poderes maiores que os outros, imbatível. É um garoto que nunca teve uma família, pois seus pais foram friamente assassinados quando ele ainda era um bebê, por um bruxo das trevas tão assustador que muitos têm medo até mesmo de pronunciar seu nome. Trata-se de Lord Voldemort, um dos vilões mais bem trabalhados que tive o prazer de conhecer na literatura.

Voldemort busca incessantemente provar que os bruxos são superiores a todas as raças, incluindo os trouxas (não-mágicos). Ele simboliza todo o preconceito e o desejo de poder inexorável, a arrogância e soberba humana. Harry, apesar das perdas que sofre, não se intimida diante destes obstáculos: enfrenta com coragem seu inimigo, defendendo a igualdade e o respeito, ao longo de uma saga épica de bravura e coragem, batalhas e magia, que nos traz mensagens importantes sobre o amor e a amizade, o bem e o mal, a vida e a morte.
J.K Rowling, a genial autora.
A série Harry Potter tem um enredo que prende o leitor do início ao fim. Cada livro (e o conjunto deles também, pois a história é tão bem amarrada que fatos do primeiro livro influenciam o último, por exemplo) é repleto de mistério e enigmas a serem desvendados; nada é o que parece ser, reviravoltas acontecem a todo momento, o que torna a história tão surpreendente. Mistério, aventura, fantasia, comédia e romance, fusionados em uma só narrativa, que consegue com maestria, criar um universo fictício, mas real o suficiente para mexer com a imaginação das pessoas. Rowling conseguiu o impossível: incentivou os jovens à leitura, em uma época na qual a mídia e a televisão prendiam as crianças e os jovens, tornando-os alienados e pouco críticos, sem que pudessem abrir seus olhos para o mundo da leitura. O hábito de ler contribui imensamente na formação do intelecto e do caráter de um indivíduo, trazendo apenas benefícios para a sociedade.

Trailer do último filme: Harry Potter and the Deathly Hallows Part 1




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tempos difíceis estão por vir, e em breve, teremos que escolher entre o que é certo, e o que é fácil - Alvo Dumbledore