quinta-feira, 28 de julho de 2011

Tudo Termina Aqui


Durante a projeção, não pude conter as lágrimas. E fico feliz ao perceber que não foi de tristeza. Ao subirem os créditos, o sentimento dentro de mim era muito forte e vivo. Ora, não parecia o fim. A parte final da saga de uma geração, encerrou de modo impactante, e garantiu o lugar da franquia Harry Potter na história do cinema. Garantiu também um lugar especial na minha memória e na minha vida. Não foi melancolia e tristeza o que eu sentia no fim do filme. Confesso que, durante a abertura, quando o logo sombrio da Warner veio em minha direção (em 3D), me senti triste em saber que aquela seria a última vez que sentaria na sala de cinema para apreciar mais um capítulo inédito da história de Harry. No entanto, ao longo do filme, essa sensação logo foi misturada, e depois substituída por muitas outras: empolgação, medo, angústia, emoção, até mesmo riso. Quando dei por mim, estava inserido na história, participando da batalha épica em Hogwarts, um combatente na luta final contra as forças das trevas. E felizmente, as lágrimas não foram de tristeza e saudade como havia previsto; foram de emoção diante de atuações tão sublimes e ao mesmo tempo abaladoras de Alan Rickman, Ralph Fiennes, Dan Radcliffe e todos os outros. Encarnando personagens complexos em sua natureza, eles guiaram o destino final de cada um com delicadeza e às vezes com a brutalidade necessária. O suficiente para nos atordoar, de modo que sentimos ódio ou compaixão por cada indivíduo fictício apresentado a nós. Depois de dez anos, finalmente percebemos o verdadeiro caráter de alguns deles, e com isso, aprendemos verdadeiras lições para toda a vida. A saga de J.K. Rowling é repleta de profundas discussões acerca da coragem, da amizade, do amor e do ódio, o bem e o mal, a vida e a morte. E somente ao conhecer o capítulo final, conseguimos finalmente compreender essas lições, que eu levarei para o resto da minha vida. Não é de efeitos especiais que um bom filme é feito. E sim de personagens inesquecíveis e atuações tocantes. David Yates consegue provar isso quando, ao encerrar o filme, a última cena não é uma tomada aérea, mostrando Londres, Hogwarts ou outro cenário fabuloso, como qualquer outro diretor não resistiria a fazer. O filme se encerra próximo aos personagens. São eles que fazem a diferença.

Trailer de Harry Potter and the Deathly Hallows Part 2, o último trailer da série:


12 comentários:

  1. Amoo mto td isso !!!!!!!! HP

    ResponderExcluir
  2. Eu chorei agora,como chorei no final do filme,realmente eu não senti tristeza,mas depois eu senti uma saudade,como se tivessem arrancando meu coração

    ResponderExcluir
  3. olha vou te falar uma coisa , gostei de mais do seu texto , e posso q falar q sou mt fã de harry potter , sabe , nao tenho as varinhas tds os livros nem tds os filmes em casa , mais o meu sentimento por harry potter é igual ou mais forte do q essas pessoas q tem , eu chorei de mais com o final da saga pq , eu estou aprendendo a flr inglês por q eu acredito q um dia eu possa estar junto com os atores do filme e conversar com eles e isso seria um sonho realizado .... bj e q J.K rowling escreva o oitavo livro XD

    ResponderExcluir
  4. pra min hp é o melhor filme lamento mt por chega ao fim mais ainda tenho esperança uqe a j.k rowling der continuidade no futuro proximo !

    ResponderExcluir
  5. hp marco minha vida ainda tenho esperança que a J.K Rowling der continuidade com a serie !

    ResponderExcluir
  6. pra min hp é o melhor filme lamento mt por chega ao fim mais ainda tenho esperança uqe a j.k rowling der continuidade no futuro proximo !

    ResponderExcluir
  7. parabéns pelo seu texto fico muito bom gostaria de bater um papo com vc aqui esta o link do meu face se quiser add la https://www.facebook.com/rene.lima2

    ResponderExcluir
  8. parabéns pelo seu texto fico muito bom gostaria de bater um papo com vc aqui esta o link do meu face se quiser add la https://www.facebook.com/rene.lima2

    ResponderExcluir
  9. Realmente, harry potter marco a vida de muitas pessoas, é o que eu penso, me lembro como se fosse ontem, eu queria ir no cinema assistir harry potter e a pedra filosofal, ano de 2000, e nao deu pra ir, fiquei mto triste, esperei cerca de 8 meses pra assistir em fita VHS, e puts, hj, eu to com 18 anos, e qnd me lembro, me bate uma tristeza, puts, 12 anos da minha vida, foram assistindo harry potter, mais da metade da minha vida, fiquei sonhando com a magia, em ser um bruxo, e tudo isso acabou, espero que brevemente, saia algo q de continuidade a saga, se não sair, só nos resta seguir nossas vidas tediantes em busca de algo que alimente a magia e a criatividade que está dentro de nós!!

    ResponderExcluir
  10. Realmente, harry potter marco a vida de muitas pessoas, é o que eu penso, me lembro como se fosse ontem, eu queria ir no cinema assistir harry potter e a pedra filosofal, ano de 2000, e nao deu pra ir, fiquei mto triste, esperei cerca de 8 meses pra assistir em fita VHS, e puts, hj, eu to com 18 anos, e qnd me lembro, me bate uma tristeza, puts, 12 anos da minha vida, foram assistindo harry potter, mais da metade da minha vida, fiquei sonhando com a magia, em ser um bruxo, e tudo isso acabou, espero que brevemente, saia algo q de continuidade a saga, se não sair, só nos resta seguir nossas vidas tediantes em busca de algo que alimente a magia e a criatividade que está dentro de nós!!

    ResponderExcluir
  11. acabei de ver o final agora,quero agradecer ao criador do site http://www.thepiratefilmes.com/ por ter me fornecido os capitulos finais,vou sentir muita falta de Harry
    Abraços para todos!

    ResponderExcluir
  12. Acabei de ficar sabendo que vai ter um novo livro da saga de HP, fiquei muito feliz em saber, não sei se é verdade, mas to compartilhando aki.

    ResponderExcluir

Tempos difíceis estão por vir, e em breve, teremos que escolher entre o que é certo, e o que é fácil - Alvo Dumbledore