segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Copa do Mundo 2014 e Política do Pão-e-Circo



Todo o mundo  está muito animado com a perspectiva de presenciar uma Copa do Mundo aqui no Brasil. Menos eu. A realidade do nosso país hoje em dia, me lembra muito a realidade de um período da Roma Antiga, quando houve uma fugere urbem, ou fuga para a cidade, a urbanização em Roma. O crescimento urbano acarretou problemas sociais, ligados à superpopulação, pobreza do povo, miséria, fome, doenças como a peste, além de que o Império estava em crise com a guerra contra os bárbaros. E, para impedir uma revolta da população, o Imperador usou a estratégia da "Política do Pão e Circo", ou Panem et circenses. 
Esse estratagema era muito simples: o Imperador convocava os "jogos", que consistiam nas sangrentas lutas de gladiadores, que costumavam lotar o Coliseu, e durante os eventos, eram distribuídos pães para a população faminta. Desse modo, apesar de ser explorado, o povo ficava feliz, pois tinha diversão e alimento de graça.



Se analisarmos bem, atualmente no Brasil, acontece algo quase idêntico: O país está na lama, tomado pela corrupção, educação e saúde em escassez, violência urbana, tráfico de drogas e tantos outros problemas. No entanto, o governo cria o Bolsa Família, e tantos outros auxílios para as famílias carentes, que mesmo sofrendo, se contentam com migalhas de pão, iludidas, ludibriadas. Ao mesmo tempo, o governo também fornece diversão!Copa do Mundo em 2014 e Olímpiadas em 2016! Para quê reclamar, se temos cesta básica e copa do mundo?E assim o Brasil segue, no mesmo buraco, por mais 4 anos, pois Dilma vencerá as eleições...

E, mais uma vez, o estudo da História prova-se útil para entendermos os acontecimentos atuais.

Reflitam sobre isso, e pensem se é isso que vocês querem para o Brasil. Lembre-se que a queda de Roma não tardou muito depois desse período.

Um comentário:

Tempos difíceis estão por vir, e em breve, teremos que escolher entre o que é certo, e o que é fácil - Alvo Dumbledore