quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O Rock na Sociedade



Em meados da década de 60 e 70, um período de Guerra Fria e Ditaduras, um novo movimento cultural surgiu: O Rock n' Roll. E surgiu para romper com a tradição e a hipnose moral que ditava o que era certo e errado. Criar um novo estilo de música e de vida, irreverente, jovem e estrondoso, para realmente abalar a sociedade, algo jamais visto antes. Esse movimento, criticava seriamente as guerras e a Ditadura, abordava temas obscuros e jamais usados na música, o que deixou assustado os mais conservadores.

O Rock tem como principal objetivo, desafiar o homem, provar a si mesmo que é livre, e não depende de nenhum controle cerebral da sociedade. A mídia constantemente enfia na nossa goela músicas sem personalidade e sem inteligência, para nos tornar mais manipuláveis. O rock é o caminho para a Anti-alienação, pois ele faz você pensar, criticar, e se tornar alguém livre das amarras da imprensa. É possível observar que pessoas que ouvem rock (qualquer tipo que seja) têm a tendência de ser mais críticos e mais inteligentes.

E mais do que isso, o Rock rompeu barreiras não só da música, mas do comportamento, da sociedade, e até mesmo da religião. Destruindo tabus morais, o Rock e todas as suas ramificações (heavy metal, hard rock, thrash metal, alternative, etc.) tratou de vários temas:

-Guerras
-Liberdade
-Sexo
-Drogas
-Satanismo
-Críticas sociais e políticas.

Satanismo no Heavy Metal

Existem várias bandas de Heavy Metal, Thrash Metal, Doom Metal, Black Metal, Death Metal, que abordam esse tema sombrio, misterioso e polêmico. Você deve estar se perguntando o porque.

Vamos tomar como exemplo a banda Slayer. Considerada a banda mais satanista de todos os tempos, aborda temas como morte, genocídio, necrofilia, loucura, religião, serial killers, e guerra. Apesar de tantas músicas que explicitam o Demônio, Tom Araya, vocalista e baixista da banda, é um católico fervoroso, e declara que acredita plenamente em Deus, e que não deixa as letras de sua música o influenciar.

Araya disse que é um erro entender como a imprensa que dizia que os membros da banda eram adoradores de Satanás: "Sim, sim, eu acho que é um dos maiores equívocos sobre a banda, nós somos apenas pessoas normais."  Questionado se ele acreditava em Deus, respondeu: "Acredito sim em um ser supremo, (...) mas ele ama a todos nós" Araya explicou que ele tem 'uma forte crença na religião' e a imagem do Slayer ou suas canções nunca podem "interferir com o que eu penso e/ou o que sinto (...)"



Tom Araya
Desse modo, mais uma vez, é possível perceber que a única razão para músicas com temas tão sórdidos é esse: mais uma vez, provar que ninguém é submisso a ninguém, e todos têm o direito de acreditar no que quiser, sem ser manipulado pela sociedade.

3 comentários:

Tempos difíceis estão por vir, e em breve, teremos que escolher entre o que é certo, e o que é fácil - Alvo Dumbledore