quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A Mão da Glória
















Neste post, vou explicar de onde veio o nome Mão da Glória.

Na série Harry Potter (da qual sou muito fã), a Mão da Glória é um Artefato Mágico das Trevas, muito misterioso, que pode ser visto pela primeira vez em A Câmara Secreta, página 48, 20ª linha:
"Um mostruário próximo continha uma mão murcha em cima de uma almofada (...)", e novamente, na página 50, 16ª linha:
" - Pode me dar aquilo? - interrompeu Draco, apontando para a mão murcha sobre a almofada.
- Ah, a Mão da Glória! - disse o Sr. Borgin, abandonando a lista de Malfoy e correndo para perto de Draco. - Ponha-lhe uma vela e ela dá luz apenas a quem a segura! A melhor amiga para ladrões e saqueadores! O seu filho tem ótimo gosto, meu senhor. (...) "

Esse objeto estranho tem apenas essa pequena aparição, até o Enigma do Príncipe, onde possui um papel crucial, do qual não falarei. Se quiser saber, leia você mesmo.

Outro motivo do nome do blog, é o álbum System of a Down, o primeiro álbum da banda homônima. No CD em questão, a imagem da capa é uma mão esticada, como se fosse agarrar algo.

O significado da mão na capa do primeiro álbum do System Of A Down, segundo informações não-oficiais, é alguma coisa de John Hardfield. Em 1920 ele pôs isso em um jornal Comunista, chamado A Mão com Cinco Dedos. Isso simboliza habilidade das pessoas que se rebelam contra o totalitarismo. Serj Tankian (vocalista) uma vez também se referiu a isso com o significado 'Cinco dedos para te foder'. Mas não se sabe se esta é a sua intenção original."  Fonte, Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/System_of_a_Down_(%C3%A1lbum)








Todos esses fatores influenciaram a minha escolha, pois eu queria mais que um nome, e sim um símbolo que representasse algo poderoso e importante, como uma Mão misteriosa que fornece a luz em qualquer escuridão, ou a representação da luta contra o Autoritarismo.

Até breve.

2 comentários:

  1. No 6º livro (Harry Potter e o Enigma do Príncipe), o Draco Malfoy usa a Mão da Glória para sair da Sala Precisa (mais conhecida como "sala vai e vem"), visto que, como diz no post acima, a Mão da Glória, colocando-se uma vela: ilumina o caminho só de quem a segura. O motivo de Malfoy tê-la usado foi que ele jogou o Pó Escurecedor Instantâneo do Peru (vendido na loja dos gêmeos Fred e Jorge Weasley), no corredor em frente a porta da Sala Precisa para poder sair de lá com os Comensais da Morte que conseguiram entrar em Hogwarts através do Armário Sumidouro que tinha dentro da sala e, também, na Borgin & Burkes. Com isso, formava-se uma passagem até Hogwarts e os Comensais puderam invadir a escola, mesmo contendo feitiços extras de segurança.

    ResponderExcluir
  2. Ah muito obrigada!! Também sou fã da série, porém ainda é a primeira vez que leio os livros (sei que não será a última) e me lembrava do nome "Mão da Glória" mas não lembrava o que fazia. Obrigada pela ajuda!! Sei que não tem nada a ver, mas quero dizer que odeio os filmes e derramei em lágrimas quando Dumbledore morreu (lendo, vendo o filme me senti indiferente).

    ResponderExcluir

Tempos difíceis estão por vir, e em breve, teremos que escolher entre o que é certo, e o que é fácil - Alvo Dumbledore